BR-381 – RODOVIA FERNÃO DIAS
A rodovia BR-381, antiga BR-55,
conhecida como Rodovia Fernão Dias. Construida em meados de 1955,
para abrir caminho ligando São Paulo ao Norte de Minas Gerais,
interligando outras rodovias como a BR-262, BR-116, BR-458 (Rodovia
Estadual);
Partindo de Belo Horizonte, para
o Estado de São Paulo, encontramos uma via recentemente duplicada, e
cuja Administração é exercida pela Agência Nacional de
Transportes Terrestres - ANTT (www.antt.gov.br)
, através de concessionária de serviço publico - Concessionária
Fernão Dias.
A Concessionária Fernão Dias - OHL Brasil (www.autopistafernao.com.br) , venceu procedimento licitatório, na modalidade de leilão de concessão, com permissão de exploração da malha rodoviária (562km) pelo prazo de 25 anos.
A Concessionária Fernão Dias - OHL Brasil (www.autopistafernao.com.br) , venceu procedimento licitatório, na modalidade de leilão de concessão, com permissão de exploração da malha rodoviária (562km) pelo prazo de 25 anos.
No trecho em questão estão disponibilizados diversos postos de pedágio, com atendimento ao usuário da via (ambulância - reboque e PRF www.dprf.gov.br ).
Partindo de Belo Horizonte ,
sentido Norte, até alcançar o Vale do Rio Doce, a BR-381
encontra-se sob administração do DNIT - Departamento de Infra
Estrutura de Transportes www.dnit.gov.br.
Em trecho coincidente com o Anel
Rodoviário de Belo Horizonte, se une com a BR-262 até a Cidade de
João Monlevade, e ali se separa desta seguindo sentido Governador
Valdares.
Nestes trechos, possui trânsito
pesado, sendo que no Anel Rodoviário de Belo Horizonte há uma
integração entre o trânsito de rodovia com o trânsito da Capital
e cidades vizinhas (Sabará, Ribeirão das Neves, Nova Lima), com
fluxo de aproximadamente 100.000 veículos/dia.
Já no trecho de Belo Horizonte
a João Monlevade, possui pista simples, sinuosa e extremamente
perigosa, com alto índice de acidentes fatais.
A duplicação do trecho entre
Belo Horizonte e João Monlevade, já foi objeto de várias
promessas, inclusive com lançamento de edital de privatização pela
Agencia Nacional de Transportes Terrestres (www.antt.gov.br)
e de elaboração de projetos de duplicação pelo Departamento
Nacional de Infra Estrutura de Transportes (www.dnit.gov.br),
ambos órgãos responsáveis pelas políticas de transportes do
Ministério dos Transportes (Lei 10.233/2001).
No entanto, ainda, não há
previsão de início ou conclusão das obras de duplicação deste
importante trecho rodoviário.
Esta rodovia teve sua construção
iniciada nos idos de 1950, com a publicação de diversas portarias
de utilidade pública, sendo que a inauguração do trecho paulista
ocorreu em 1957, por solenidade do Governo do Estado de São Paulo.
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